Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira
(INEP) divulgou, na última sexta feira (16/09), o IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica) um indicador que avalia o desempenho dos
alunos e atribui nota a qualidade da educação oferecida pelo município. Para se
chegar ao resultado, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de
aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na
Prova Brasil, aplicada com os alunos do 5º e 9º ano do Ensino
Fundamental. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas
para cada município. Assim, para que o IDEB de uma escola ou município cresça é
preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas. Nesta edição
a coleta de informações e aplicação das provas aconteceram em um contexto
atípico, devido a pandemia de Covid-19, o que afeta os resultados
significativamente, porém, se compararmos com os municípios circunvizinhos do Vale
do Assú, Alto do Rodrigues, no geral, superou as metas de todos eles, com os seguintes
resultados: (Anos Iniciais) 2019 - 5,3 / 2021 - 5,6. (Anos Finais) 2019 - 4,4 /
2021- 4,6. Isso mostra que nosso município avançou nas metas projetadas pelo
MEC e no desempenho do processo de aprendizagem dos alunos.Os
especialistas dizem que os dados dessa edição não devem ser comparados com as
edições anteriores porque os resultados foram impactados pela pandemia e que,
de certa forma, essa situação afetou a aprendizagem e o resultado do IDEB
atribuído aos municípios.
Resultado do IDEB por escola
5º. ano do Ensino Fundamental
|
Unidade Escolar
|
2019
|
2021
|
Escola Mun.
Manoel Venâncio Filho
|
4.2
|
6,0
|
Escola Mun.
Chapeuzinho Vermelho
|
5.3
|
5,5
|
Escola Mun.
Luiz Moreira da Silva
|
5.7
|
5,6
|
Escola Mun.
Félix Antônio
|
5.2
|
Não foi avaliada
|
As escolas dos anos iniciais, Manoel Venâncio Filho
(Barrocas) e Chapeuzinho Vermelho (Estreito) se destacaram por superar as metas
projetadas para o período. Podemos observar uma redução nos resultados obtidos
pela Escola Luiz Moreira da Silva (COHAB). Já a Escola Félix Antônio (São
José), não pontuou, devido o registro inferior a 80% dos alunos em sala de
aula, no dia da aplicação das provas, impossibilitando a divulgação do resultado
pelo MEC.
Resultado do IDEB por escola
9º. ano do Ensino Fundamental
|
Unidade Escolar
|
2019
|
2021
|
Escola Mun.
Félix Antônio
|
4.4
|
4,9
|
Escola Mun.
Francisco de Oliveira
|
3,7
|
4,1
|
Escola Mun.
Walfredo Gurgel
|
5.2
|
4,8
|
Escola Mun. Arlindo
Martins
|
4.6
|
Não foi
avaliada
|
As escolas
dos anos finais, Félix Antônio (São José) e Francisco de Oliveira Melo (Bairro
São Francisco) se destacaram por superar as metas projetadas para o período.
Podemos observar uma redução nos resultados obtidos pela Escola Walfredo Gurgel
(Centro). Já a Escola Arlindo Martins (Tabatinga), não pontuou, devido o
registro inferior a 80% dos alunos em sala de aula, no dia da aplicação das
provas, impossibilitando a divulgação do resultado pelo MEC.
Mesmo com todas as situações adversas causadas pela pandemia, a
Secretaria Municipal de Educação se empenhou e criou estratégias pedagógicas para
melhorar o desempenho dos alunos e cumprir com as metas que estabelece a
qualidade do ensino. Com intuito de amenizar os impactos, a secretaria intensificou a Busca Ativa
Escolar, combateu à evasão, propôs aulas/atividades de reforço no contra turno,
reorganizou o currículo, o planejamento e o calendário escolar, ofereceu aulas
remotas e híbridas e possibilitou o retorno progressivo às atividades
presenciais. Essas estratégias fizeram o município cumprir com a maioria
das metas projetadas e avançar na qualidade da aprendizagem. A Secretaria Municipal de Educação agradece o esforço da
equipe, o compromisso da Prefeitura com os investimentos na educação, e
principalmente o empenho e a responsabilidade dos professores que contribuíram
para os bons resultados.
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